Em 2020, o Marketing Digital tornou-se o grande aliado das empresas, tendo em conta esta fase em que vivemos. Com um Plano de Marketing bem estruturado, é possível estar presente no mercado que cada vez se torna mais feroz e competitivo.
Com a situação atual do nosso país, criar um plano tornou-se fundamental na gestão de qualquer negócio. Este plano consiste em delinear a estratégia e ações a implementar, para que seja possível atingir as metas desejadas.
2021 começou agora, é altura certa para definir a estratégia para o seu negócio, atingir os objetivos e terminar o ano com um balanço positivo.
O que necessito para criar um plano de Marketing?
1. Analisar a situação atual da empresa
Esta análise irá permitir que identifique quais os pontos fortes e fracos da sua estratégia online, quais as ações digitais que resultam melhor e que obtêm resultados mais promissores, quais os canais digitais em que deve reforçar a sua presença, qual o posicionamento dos concorrentes no meio, entre outros.
Para uma melhor análise deve responder às seguintes questões:
Qual a rede social que compensa mais investir?
Os objetivos estão a ser alcançados?
Quais são os principais concorrentes e de que forma se destacam no meio digital?
O público-alvo está bem definido?
2. Identifique os objetivos e metas de marketing
É fundamental definir objetivos e metas, estes objetivos devem ser sempre realistas e indicar um prazo de concretização, pois só assim saberá se a estratégia que definiu resulta ou não.
Conheça alguns exemplos de metas e objetivos comuns e que pode definir, tendo em conta os diferentes valores que tenham sentido definir para a sua empresa:
Aumentar as vendas em 20% no prazo de 2 meses;
Ganhar 100 seguidores nas redes sociais no prazo de 1 mês;
3. Reformule as estratégias de Marketing
É hora de por mãos à obra. Verifique quais as estratégias de marketing que não podem faltar no seu plano. Tenha em atenção os seguintes fatores:
Persona (perfil de cliente ideal) – com novos hábitos de consumo, é necessário redefinir o público-alvo do seu negócio;
Posicionamento – saiba como a sua marca se deve posicionar no mercado, face à concorrência;
Canais de comunicação – redes sociais, e-mail marketing, sms marketing… em que canais faz sentido o seu negócio estar presente?
Conteúdos – personalize o conteúdo de acordo com as necessidades do seu público;
Campanhas – defina antecipadamente as campanhas que pretende fazer durante este ano.
O Plano de Marketing deve ser um processo contínuo de planeamento, execução das estratégias, análise de resultados e implementação de melhorias.