Redes sociais: da interatividade à linguagem!

No mundo em que vivemos atualmente cada vez mais temos de ter uma posição ativa nas redes sociais. Atrair novos clientes, criar oportunidades de negócio e melhorar a notoriedade são alguns dos objetivos que levam as marcas a apostar nas redes sociais, mas será suficiente criar uma página e simplesmente existir?

Todos os dias são criadas páginas e a multiplicidade de plataformas à disposição é cada vez maior. Para ter sucesso e alcançar objetivos é preciso definir uma estratégia, conhecer o público-alvo e perceber como chegar até ele.

Tudo isto implica investimento e recursos, e essencialmente tempo e criatividade. Segundo Rumble Romagnoli, fundador e CEO da Relevance, agência de marketing digital, a aposta deve ir para conteúdos poderosos, ou seja, imagens, vídeos ou textos que tenham um grande impacto. Este impacto será medido consoante os objetivos de cada marca.

«O mais importante é que o conteúdo fale para e crie uma ligação com o público-alvo, tanto que sinta a necessidade de comentar, guardar e partilhar a publicação», explica o responsável num artigo publicado no The Drum. Como garantir conteúdos deste tipo?

Rumble Romagnoli deixa 12 dicas:

1 – Contar uma história, com princípio, meio e fim;

2 – Ser autêntico, falar sobre pessoas reais e usar apenas citações reais;

3 – Ser original, mostrar os bastidores e salientar a proposta de valor distintiva da marca;

4 – Ser criativo, tanto no conteúdo como na abordagem;

5 – Criar impacto através do humor, surpresa e outras emoções, mas também através da ligação pessoal do leitor com a marca;

6 – Fazer com que seja partilhável ;

7 – Ser útil, informativo e oportuno;

8 – Criar conteúdo de alta qualidade. Mantê-lo conciso;

9 – Ser interativo. Usar sondagens, fazer perguntas e interagir com a comunidade;

10 – Ser acessível. Garantir que tudo é percetível através de legendas nos vídeos, por exemplo;

11 – Publicar com frequência, seja uma vez por semana ou uma vez por dia. Perceber quais os dias e horas que funcionam melhor para cada marca;

Rumble Romagnoli lembra ainda que as imagens e vídeos devem ser originais e cativantes, em vez de genéricos e vindos diretamente de um banco de acesso público. Além disso, a linguagem deve ser adaptada à audiência: não é igual falar para a Geração Z ou para os Boomers. Nesse sentido, é muito importante perceber como estás a falar e acima de tudo para quem estás a falar.

 

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