Redes sociais: da interatividade à linguagem! / Marketing Digital / By Byte Brand No mundo em que vivemos atualmente cada vez mais temos de ter uma posição ativa nas redes sociais. Atrair novos clientes, criar oportunidades de negócio e melhorar a notoriedade são alguns dos objetivos que levam as marcas a apostar nas redes sociais, mas será suficiente criar uma página e simplesmente existir? Todos os dias são criadas páginas e a multiplicidade de plataformas à disposição é cada vez maior. Para ter sucesso e alcançar objetivos é preciso definir uma estratégia, conhecer o público-alvo e perceber como chegar até ele. Tudo isto implica investimento e recursos, e essencialmente tempo e criatividade. Segundo Rumble Romagnoli, fundador e CEO da Relevance, agência de marketing digital, a aposta deve ir para conteúdos poderosos, ou seja, imagens, vídeos ou textos que tenham um grande impacto. Este impacto será medido consoante os objetivos de cada marca. «O mais importante é que o conteúdo fale para e crie uma ligação com o público-alvo, tanto que sinta a necessidade de comentar, guardar e partilhar a publicação», explica o responsável num artigo publicado no The Drum. Como garantir conteúdos deste tipo? Rumble Romagnoli deixa 12 dicas: 1 – Contar uma história, com princípio, meio e fim; 2 – Ser autêntico, falar sobre pessoas reais e usar apenas citações reais; 3 – Ser original, mostrar os bastidores e salientar a proposta de valor distintiva da marca; 4 – Ser criativo, tanto no conteúdo como na abordagem; 5 – Criar impacto através do humor, surpresa e outras emoções, mas também através da ligação pessoal do leitor com a marca; 6 – Fazer com que seja partilhável ; 7 – Ser útil, informativo e oportuno; 8 – Criar conteúdo de alta qualidade. Mantê-lo conciso; 9 – Ser interativo. Usar sondagens, fazer perguntas e interagir com a comunidade; 10 – Ser acessível. Garantir que tudo é percetível através de legendas nos vídeos, por exemplo; 11 – Publicar com frequência, seja uma vez por semana ou uma vez por dia. Perceber quais os dias e horas que funcionam melhor para cada marca; Rumble Romagnoli lembra ainda que as imagens e vídeos devem ser originais e cativantes, em vez de genéricos e vindos diretamente de um banco de acesso público. Além disso, a linguagem deve ser adaptada à audiência: não é igual falar para a Geração Z ou para os Boomers. Nesse sentido, é muito importante perceber como estás a falar e acima de tudo para quem estás a falar. Precisas de mais informações? Fala connosco hello@bytebrand.pt